sábado, 2 de fevereiro de 2008

Microsoft quer comprar Yahoo! Essa é a saída?

A Google sempre ganhou usuários pela qualidade e inovação de seus serviços. Busca, mapas e email da empresa são, para muitos, insuperáveis. A gigante revolucionou diversas vezes a internet; primeiro com sua busca simples e inteligente, depois com a popularização do conjunto de tecnologias AJAX. Hoje, é um dos maiores cases de sucesso em tecnologia.

Na outra ponta da web, temos o Yahoo. Fonte de inspiração do Google, hoje as duas empresas cobrem a maior parte do desejo por serviços online dos internautas. A Yahoo, aliás, tem uma história muita parecida com a da Google, para quem conhece.

A grande diferença das duas maiores empresas que abraçam a internet é a forma como elas se completam: a Google prioriza sua tecnologia para crescer. O Yahoo valoriza seus funcionários. E cada uma conquista usuários de seu jeito.

Querendo entrar na brincadeira, há tempos, está a Microsoft. A gigante dos computadores pessoais, na web não passa de um elefante branco: muito dinheiro, muitos serviços, muita publicidade, e pouca aceitação. A Microsoft já começou na web cometendo o mesmo erro que o Yahoo cometeu quando perdeu espaço para o Google: esquecer de inovar. Um usuário só vai utilizar um serviço novo, se trouxer algum benefício sobre o antigo. Não adianta passar o resto da vida correndo atrás apenas tentando fazer igual.

Amarração e falta de foco

Vou resumir ao máximo a estratégia da Microsoft na web: o MSN existe para combater o Yahoo. E Windows Live para combater o Google. E até hoje nenhum conseguiu com sucesso.

Mas por que não? Porque a Microsoft não é uma empresa focada nem em tecnologia, nem em gente: ela é focada em negócios. E nesse cenário, somente negócios não agrada usuário.

A Microsoft só vende Windows para usuários porque tem muitas parcerias, que dependem dele ganhar dinheiro. E entenda como parceiro desde o técnico do computador ao desenvolvedor de software, passando por fabricantes de anti-vírus e de computadores.

Da mesma forma que ela vende Windows “amarrando” a tudo e a todos no processo, ela vem tendando fazer isso com na web. Quem compra Windows, já tem Outlook (fácil de configurar o Hotmail), Windows Messenger (um salto pro portal MSN), Internet Explorer e Windows Media Player (ambos também com ligações a seus serviços online). O Windows Vista traz links para o Windows Live logo na tela de boas vindas. E recentemente a empresa fez parcerias com Digg.com e comprou influência no crescente Facebook.

Temos que admitir: a Microsoft está comendo pelas beiradas. O problema é que a sopa já está esfriando.

A volta por cima

Em um momento em que pessoas especulam que a Microsoft já está condenada até no mundo dos sistema operacionais, a gigante dá um susto em todo o mercado: faz uma proposta de compra para a Yahoo. Sim, já é confirmado. E são 44,6 bilhões de dólares.

O que podemos concluir disso? Primeiro: a Microsoft está mesmo disposta a passar a Google, em todos os sentidos. Ela vai aliar sua estratégia em negócios ao carisma do Yahoo e com essa arma pretende combater o crescimento frenético da Google. E segundo: ou a Microsoft sabe muito bem o que está fazendo, ou está dando tiro para todos os lados. Eu nunca ouvi falar de uma aquisição de valor tão alto na história.

Esperamos que, no fim dessa história, prevaleça a concorrência saudável. Como usuário, eu detestaria ver o nascimento de um duopólio como este que pode estar por vir.

Fonte: Undergoogle.com