terça-feira, 22 de janeiro de 2008

CS e Everquest estão proibidos no Brasil

Os populares jogos Counter Strike e Everquest estão proibidos em todo o territorial nacional em razão de decisão judicial da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais.

O Procon de Goiás já começou a fazer o recolhimento dos jogos no Estado, segundo uma nota divulgada no site do órgão.

Segundo a decisão da Justiça, os jogos “são nocivos à saúde dos consumidores”, infringindo os artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV do Código de Defesa do Consumidor.

O site do Procon afirma que, no jogo, “traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas”, no que parece ser uma referência ao mapa cs_rio, desenvolvido por brasileiros e disponível em vários sites por download.

O mapa recria um ambiente similar a uma favela no Rio de Janeiro, com imagens do Cristo Redentor ao fundo, mas em nenhum momento a versão original do mapa inclui integrantes das Nações Unidas, somente os personagens originais do game, que é uma modificação do jogo Half-Life.

Produzido pela Valve, o game está disponível no país desde 2000. O Counter Strike (CS) é um dos games mais presentes em Lan Houses e em competições internacionais, como o World Cyber Games, onde a categoria mais disputada é a do game CS.

Quanto ao RPG online Everquest, o texto alega que o game leva o jogador “ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos ‘pesados’”, afirmando que as tarefas do jogo podem ser boas ou más.

Essa é uma característica presente em quase todo Role Playing Game (RPG), onde os jogadores controlam uma personagem em mundos fantasiosos. O Everquest é distribuído pela Sony.

A Eletronic Arts, responsável pela distribuição do game Counter Strike no Brasil, afirma, em nota oficial que ainda não notificada oficialmente pela Justiça.

Ela também esclareceu que "itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS, não fazem parte do jogo original".

Estas modificações, de acordo com a empresa, foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet. A EA aguarda notificação judicial para poder tomar as devidas providências.


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/