sexta-feira, 25 de abril de 2008

Apple adquire empresa que fabrica chips potentes

Foi anunciada na terça-feira (21/04), pela Apple, a compra da P.A. Semi, uma companhia de 150 funcionários que projeta chips e microprocessadores conhecidos por seu bom desempenho e potência. O valor do negócio: US$ 278 milhões.

"A Apple adquire pequenas empresas de tecnologias de tempos em tempos, e nós geralmente não comentamos nossos planos e propósitos", disse o porta-voz da Apple, Steve Dowling, ao AppleInsider. O motivo da compra pode ser o uso desses chips em futuros iPhones e iPods, que hoje são formados por componentes de várias empresas diferentes. Produzir o próprio chip poderia causar uma melhora substancial nos portáteis. O motivo da venda, segundo rumores, pode ser o antigo desejo da empresa de ser fornecedora de chips e processadores para a Apple desde a época da adoção da Intel e do x86, já que até o momento do famoso keynote em que Steve Jobs anunciou sua mudança para a Intel, a P.A. Semi tinha certeza de que seria a escolhida para fabricar os chips da família MacBook.

Segundo o consultor Rainer Brockerhoff, a tecnologia da P.A. Semi faz mais sentido num MacBook Air 2 ou em um iTablet, do que em iPhones ou iPods. "Não faria sentido um chip 64-bit no iPhone, mas em um Mac ultraportátil ou em um AppleTV, sim", explicou.

De acordo com o site Gizmodo, a P.A. Semi foi fundada por Dan Dobberpuhl, chefe do núcleo de Design da Alpha Chips que, no ano passado, anunciou um processador dual core de 64 bits que seria 300% mais eficiente do que os atuais, consumindo apenas de 5 a 13 Watts rodando em 2GHz. A Intel, que tenta convencer a empresa da maçã a adotar seus próprios microprocessadores para portáteis, os Atom, fabrica chips que consomem 0.8 Watts em 800MHz.

Os chips e microprocessadores da P.A. Semi, contudo, não têm data para serem utilizados em qualquer dispositivo ou computador da Apple.

Fonte: http://oficinadanet.com/