quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Proteja a sua rede Wireless

A segurança de sua rede sem fios não é mais assunto para experts. É claro, alguns novatos ainda deixam as suas redes completamente abertas, mas tudo indica que mais e mais pessoas resolveram aderir ao WEP, fechando o acesso do mundo externo à sua rede privada. Infelizmente, hackers utilizam ferramentas simples para quebrar a criptografia WEP. Até mesmo as chaves WPA, muito mais confiáveis que as WEP, podem ser roubadas. As dicas de segurança a seguir vão além do básico, colocando pontes, arame farpado e cães de guarda para ajudá-lo a dormir tranquilamente.

Cada roteador tem uma interface diferente. Nossas instruções funcionam diretamente no D-Link XTreme DIR-655, acessado digitando 192.168.0.0 ou .1 no seu navegador.

1. Monitore a sua lista DHCP

Na maioria dos roteadores, é possível gerenciar uma lista de dispositivos conectados, e bloquear o acesso de intrusos. Na tela principal de seu roteador, clique em "status" e depois na opção "LAN Computers". Lá você encontra todas as informações sobre os usuários conectados.

Procure por nomes, números ou computadores suspeitos, que você não conheça. Nessa imagem, a máquina "thedellmonster" entrou sem permissão em nosso roteador. Caso isso aconteça, desligue o seu roteador imediatamente, ligue-o novamente e mude a sua chave WPA, utilizando uma mescla de números e letras.



2. Utilize Access Control (Controle de Acesso)

Roteadores normalmente permitem configurar o "acesso agendado", para que os pais controlem o tempo que seus pimpolhos ficam online e também para proteger os computadores de hackers. Com essa função, você pode permitir ou impedir o acesso de certos computadores à rede, pré-definindo os horários adequados (enquanto você dorme ou trabalha, por exemplo).

Clique em Tools (Ferramentas), e depois em Schedule (Agenda). Defina o horário de acesso dos usuários no roteador e clique em Add (Adicionar). Dentro da opção Advanced (Avançado), clique em Enable Access Control (Habilitar Controle de Acesso). Clique em Add Policy (Adicionar Política de Acesso), dê um nome à ela e selecione a agenda no menu pop-up, escolhendo o MAC address dos computadores. Clique Next (Seguinte), selecione "Block All Access" (Bloquear todo o Acesso) e clique Save (Salvar).


3. Use o Wi-Fi Protegido no Windows Vista

O Vista oferece uma nova função chamada Wi-Fi Protected Setup (WPS). Nos novos roteadores que precisam de PINs, você pode fortalecer a segurança ainda mais, e de maneira facílima. No "Centro de Rede e Compartilhamento", clique em "Configurar uma Conexão ou uma Rede". Clique em "Configurar um Roteador Wireless ou Ponto de Acesso). Digite o nome do seu roteador e clique "Avançar". Tome nota do PIN de seu roteador, digite-o e guarde o código que o Vista gerar. Clique "Avançar". O Vista fará a configuração do roteador. Utilize o código gerado para qualquer dispositivo que se conectar através de Wi-Fi.



4. Limite o Alcance do Sinal

Com um roteador potente que alcança todo o quarteirão, fica fácil para os hackers acessarem o seu sinal de rede sem ser descobertos. A maioria dos roteadores permite limitar o alcance do sinal. No D-Link DIR-655, clique em Advanced (Avançado), depois em "Advanced Wireless" (Opções Avançadas de Wireless). Altere o valor de "Transmit Power" para Medium (Médio) ou Low (Baixo). É possível também remover uma das antenas do roteador, mas isso pode causar problemas de conexão.


Fonte: http://pcmag.uol.com.br/
Autor:John Brandon
Tipo: Notícias